Escola Básica João Afonso de Aveiro 2º Ciclo 5º e 6º ano 3º Ciclo 7º, 8º e 9º ano

Trabalhamos diariamente para garantir: ENSINO DE EXCELÊNCIA, EXIGÊNCIA DE DISCIPLINA, PROMOÇÃO DA SEGURANÇA

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Escola Básica João Afonso de Aveiro

Mais informações em http://agrupamentodeescolasdeaveiro.pt/

E-mail Print PDF

 

Manuais adotados

Atenção: Na lista apresentada não consta o manual de Matemática do 7º ano

  • Matemática 7
  • Porto Editora
  • Autores: António Leite, António Pinto Silva, Jorge Nuno Silva, Maria Augusta Ferreira Neves.
  • Preço: 20.36€

Lista de material a adquirir para as disciplinas de Oficina de Artes, Educação Visual e Educação Tecnológica

 

Critérios para a constituição de turmas

 

Ficha Pré-inscrição / Ensino Secundário  - Escola Homem Cristo (clique aqui)

 

Resultados do estudo de avaliação "Transporte do Material Escolar", realizado por técnicos de

Fisioterapia do Centro de Saúde de Aveiro, a alunos de algumas turmas do 5 º ano,

da Escola Básica João Afonso de Aveiro.

 

 

Recomendações na escolha da Mochila Escolar

 

Aviso: Devolução dos manuais escolares comparticipados pela ASE

 

Informações sobre as Provas de Equivalência à Frequência

6º ano

Matemática

Português

Educação Musical

Educação Física

Ciências Naturais

Educação Tecnológica

Educação Visual

História e Geografia de Portugal

Inglês

 

9º ano

Ciências Naturais

Educação Física

Educação Visual

Inglês

Espanhol

Francês

Físico-Química

Geografia

História

Matemática

Português

 

Informação aos pais e encarregados de educação sobre as provas de aferição

 

No site do IAVE (Instituto de Avaliação Educativa), http://provas.iave.pt/np4/4.html,

os alunos e Encarregados de Educação podem encontrar toda a informação sobre

as Provas de Aferição, 2º 5º e 8º ano.


Atenção: Informação sobre Exames e Provas Aferidas

Regulamento - Provas de avaliação externa e de equivalência à frequência do ensino básico

 

Inquérito sobre CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

 

 

Partida, largada, corrida

No dia 7 de abril entre as 10h30 e as 12.30 horas, o Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de Aveiro organizou uma Caminhada Solidária, em conjunto com a CPCJ de Aveiro.

Os objetivos desta atividade foram implementar estilos de vida saudáveis, através da promoção do exercício físico e a promoção da solidariedade (a inscrição envolveu a comparticipação de 1 euro que reverteu a favor da ONG Médicos do Mundo - MdM).

O percurso começou na Escola Básica João Afonso, passou pelo Centro de Saúde de Aveiro, E.S. Mário Sacramento, E.S. José Estêvão e E.S. Homem Cristo e Paços de Concelho, onde foi tirada uma foto de grupo com o Sr. Presidente da Câmara e todos os participantes. Passa também pelo Fórum e Praça Marquês de Pombal, regressando novamente à EB João Afonso.

Medalha de prata para alunas da Escola João Afonso de Aveiro

As alunas do 9ºC Joana Zúquete, Maria João Vidal e Margarida Borralho, acompanhadas pela Professora Cristina Meira, obtiveram, no sábado, o 2º lugar nas Semifinais das Olimpíadas de Química Júnior.

De entre mais de 150 alunos, provenientes de 50 escolas do País, as alunas e a Professora alcançaram a medalha de prata, garantindo a sua presença na Final Nacional, que se vai realizar no próximo dia 30 de abril.

Inscreva-se aqui!

 

CAMINHADA SOLIDÁRIA

 

Turmas participantes: 5ºF e 5ºH; 6ºB e 6ºG; 7ºA e 7ºD; 8ºA e 8ºB; 9ºA e 9ºC

PROFESSORES ACOMPANHANTES: 5ºF (Paula Albuquerque e Graça Matos); 5ºH (Irene Maia); 6ºB (Alexandra Medina e Ana Deolinda); 6ºG (Manuela Sarmento e Judite Correia); 7ºA (Conceição Anselmo e Marinela Fernandes); 7ºD (Carla Machado); 8ºA (Clara Góis); 8ºB (Paula Inês e Ana Soares); 8ºC (Ana Soares e Isabel Barbosa), 9ºC (Ermelinda Alves e Cristina Meira)

 

Objetivos/Percurso da Caminhada Solidária

Esta atividade terá lugar no dia 7 de abril (Dia Mundial da Saúde), 5ªf, entre as 10h30 e as 12h20 e tem como objetivos implementar estilos de vida saudáveis, através da promoção do exercício físico e a  promoção da solidariedade (a inscrição envolve a comparticipação de 1 euro que reverte a favor da ONG Médicos do Mundo - MdM).

O percurso começa na EB João Afonso e passa pelo Centro de Saúde de Aveiro, E.S Mário Sacramento, E.S José Estêvão e E.S Homem Cristo.

Passa também pelo Fórum, Paços do Concelho e Praça Marquês de Pombal, para dar visibilidade à caminhada.

Em frente aos Paços do Concelho (ao lado da Homem Cristo), iremos tentar articular com o presidente da CM de Aveiro, no sentido de ele disponibilizar alguns minutos, para tirar uma foto de grupo com todos os participantes na Caminhada.

O percurso tem 4,3 Km (cerca de 75min. com paragens para fotos).

Mais informamos que esta atividade também faz parte do plano de ação da CPCJ e que foram convidadas a participar outras escolas/entidades que têm assento nesta comissão.




Primeiro concurso literário do Agrupamento de Escolas de Aveiro

1º prémio (Secundário) - cheque-livro de 200
2º prémio (Secundário) - cheque-livro de 100
3º prémio (Secundário) - cheque-livro de 50
1º prémio (Básico) - cheque-livro de 100
2º prémio (Básico) - cheque-livro de 50
3º prémio (Básico) - cheque-livro de 25

Período de entrega dos trabalhos: de 3 de maio a 3 de junho. Se quiseres concorrer, fala com a tua professora (o teu professor) de Português.


Dia Mundial do Cancro

"No Dia Mundial do Cancro, assinalado a 4 de fevereiro, a Escola Básica 2,3 João Afonso, em Aveiro, associou-se às inúmeras iniciativas desenvolvidas por todo o país, dando a oportunidade de colocar na agenda de trabalhos a discussão em torno da doença oncológica.

No Dia Mundial do Cancro, na Escola Básica 2,3 João Afonso, de Aveiro, alertou-se para a intervenção de cada um no combate ao cancro. Colocar os alunos a refletir sobre a doença e consciencializá-los para decisões acertadas, através de uma mensagem positiva e encorajadora, foi o propósito.

Professores e alunos da Escola Básica João Afonso assinalaram a data através da organização de um conjunto de ações. Além do mural com as marcas das mãos dos alunos e mensagens alusivas à prevenção do cancro, foram distribuídos informativos flyers e autocolantes personalizáveis, aos alunos e restante comunidade escolar." Texto do site da Liga Portuguesa Contra o Cancro.


Alunos da Escola João Afonso de 2014/2015 recebem Diplomas


https://photos.google.com/share/AF1QipOBwmV08FPW6_fQrEJ3_LF2iv-pEMpU0OlPt-lJUxQ5wtiu9CzFSswbpV_U02lnLg?key=N2Q0X1pucVV2VUVIYTNmRE5iTHlEeE1OSjNIeFRB

Clique na foto para ver a reportagem completa (Fotos: Professor Tiago Carvalho).

 

Os diplomas de Mérito e de Valor, relativos ao ano letivo de 2014/2015, da Escola João Afonso de Aveiro foram entregues aos alunos no passado dia 15 de janeiro, no âmbito das comemorações do Dia do Patrono da Escola.

O Diploma de Mérito e Excelência é atribuído aos alunos que obtêm 85% de níveis "cinco". A Escola João Afonso atribui um outro diploma, o Diploma de Valor,aos alunos que se destacam pelas "suas ações com relevância social e cívica, em benefício comunitário, social ou de expressão de solidariedade, na escola ou na comunidade". Texto do Jornal Moliceiro

 

 

Día de los Reyes

El día 6 de enero, el Grupo de Español conmemoró el Día de los Reyes distribuyendo el Roscón de Reyes a la comunidad escolar que disfrutó alegremente de este momento.

Agradecemos la colaboración del padre de nuestra compañera, Profesora Clara Silva, que amablemente se dispuso a hacer los Roscones.

Y así lo celebramos….


 

 

Atividades de Complemento Educativo - Clubes e Desporto Escolar

 

 

DIRETORES DE TURMA em 2015/2016

Horário de atendimento aos encarregados de educação.

 

 

Patrono

E-mail Print PDF

ESCOLA JOÃO AFONSO DE AVEIRO

A Escola João Afonso de Aveiro está a comemorar 40 anos de existência, o que a todos nós muito honra. Por aqui passaram alunos, professores e pessoal assistente que grandemente contribuíram para o seu bom nome e prestígio.

A Escola foi criada em 1968, para servir o concelho de Aveiro e outros concelhos limítrofes, resultante da criação do ensino preparatório. Foi inaugurada a 17 de janeiro de 1973, pelo almirante Américo Tomás, presidente da República e designava-se então Escola Preparatória de Aveiro. A 2 de abril de 1987, através da Portaria n.º 261/87, foi-lhe dada nova designação passando a chamar-se Escola Preparatória João Afonso de Aveiro.

O seu Patrono, João Afonso de Aveiro, consolida a mentalidade do ser aveirense, do espírito de empreendedorismo, esforço, perseverança, conquista, trabalho e desempenho. À sua semelhança, com espírito de trabalho, dedicação e entrega, a direção do Agrupamento de Escolas de Aveiro procura cultivar estes valores em prol do sucesso dos seus alunos.

JOÃO AFONSO DE AVEIRO

“O nome João Afonso de Aveiro figura, com merecimento e relevo, na história impar da gesta heroica dos descobrimentos portugueses e nas páginas da nossa literatura. É cheia de enigmas a sua biografia, em que há perguntas sem resposta claramente demonstradas:

- Será o mesmo João Afonso de Aveiro o homem da literatura e o homem do mar? Em geral admite-se que são dois indivíduos diferentes; mas nada obsta a que sejam a mesma pessoa, que se tenha dedicado não apenas à navegação e ao comércio mas também à poesia na Corte, em boa camaradagem com muitos outros poetas palacianos. Escreveu poemas; o seu nome figura entre os autores do século XV e no Cancioneiro de Garcia de Resende.

- O pronome de Aveiro indicará a sua naturalidade ou será apenas um apelido familiar? Comummente tem-se por sinal da terra onde terá nascido, e isso é-nos extremamente agradável. Todavia, há também quem opine – e com certo fundamento – que João Afonso de Aveiro teria nascido em Coimbra, sendo seu pai Afonso Domingues de Aveiro, o Moço, que por sua vez descendeu de Afonso Domingues de Aveiro, o Velho – este nado, batizado e criado em Aveiro e que, no atual Rossio, adquirira uma marinha de sal. É ainda este Afonso Domingues de Aveiro que nos aparece como partidário do Mestre de Aviz, vivendo em Coimbra, tomou parte nas cortes que aí se realizaram em 1385, como procurador dos concelhos de Coimbra e de Aveiro, para nomearem e aclamarem D. João I como Rei de Portugal. Foi denominado batalhador das liberdades nacionais.

Na atividade marítima, João Afonso de Aveiro foi um dos homens de D. João II que desvendaram os segredos da terra e do mar, no caminho da Índia. Navegou pela Guiné, redescobriu o reino e as terras de Benim e estabeleceu uma feitoria no porto de Gató, para tráfico de escravos e comércio de pimenta, marfim, ouro e outros produtos. O primeiro cronista que se lhe refere é Rui de Pina, na Crónica d’El-Rei D. João II.

(…) João de Barro, na sua Ásia – Década I, atribuiria a João Afonso de Aveiro uma ação decisiva na descoberta da Índia.

(…) João Afonso de Aveiro, falecido na Guiné em 1487, é bem o protótipo dos nossos mareantes que, consagrados às atividades do tráfego comercial por rotas oceânicas, receberam influxos de outras gentes e de outras civilizações e, insensível e concomitantemente, foram alicerçando em si próprios um sentido emancipador de liberdade em face das apertadas e estagnadas tradições ancestrais. In João Gonçalves Gaspar, A Liberdade em Aveiro, pp. 19-21)

 

 

Last Updated on Thursday, 17 January 2013 02:24
 

Manuais Escolares

E-mail Print PDF

Lista dos manuais adotados

 

Last Updated on Thursday, 08 October 2015 10:26
 

Obra Poética de João Afonso de Aveiro

E-mail Print PDF

A obra poética de João Afonso de Aveiro encontra-se no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende. Não é fácil encontrar poemas de João Afonso de Aveiro, contudo encontrei uma cantiga em Tesouros da Poesia Portuguesa que passo a transcrever:

CANTIGA

Pois partis e me leixeis
Tão triste, sem galardão,
Tornai-me meu coração,
Senhora, que me levais.

Coração que foste meu,
Se fôsseis meu algum dia,
Nunca mais vos tornaria
A quem tal pesar vos deu.
Mas pois vós vos contentais
D' haver mal por galardão,
Matem-vos meu coração,
Pois vós mesmo vos matais.

(Tesouros da Poesia Portuguesa (1983), António Manuel Couto, Verbo)

Last Updated on Thursday, 17 January 2013 02:38
 

logotipojaa.jpg

Idioma

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Visitas

HojeHoje33
Esta semanaEsta semana182
Este mêsEste mês3025
TotalTotal203014

Utilizadores Activos

We have 3 guests online